Monday 7 January 2008

Madeira, Portugal/ Escola Secundária Jaime Moniz

Reunião de Projecto realizada em Gijón/Astúrias
12 a 17 de Novembro de 2007

Nas actividades desta semana (12 a 17 de Novembro de 2007) participaram escolas dos sete países parceiros: Alemanha (Schwelm), Espanha (Gijón/Astúrias) - cidade onde decorreu a Reunião de Projecto, Estónia (Türi Vald), Letónia (Ventspils), Lituânia (Svencioneliai), Polónia (Kolobrzeg) e Portugal (Funchal). As línguas de trabalho foram o Alemão e o Inglês.
A programação das actividades apresentadas pela equipa responsável pelo Projecto na Escola Instituto de Educación Secundaria N.º 1 de Gijón, na cidade de GijónAstúriasEspanha, foi integralmente cumprida. Nesta, participou o professor desta Escola, Miguel Nunes, colaborador do referido projecto.
Nesse encontro, sob a orientação do coordenador geral do Projecto, Peter Suck, da Alemanha foi discutida a actualização do blogue e foram apresentados alguns trabalhos anteriormente desenvolvidos nas sete escolas participantes. Depois, foi definido um plano de actividades finais a promover até Maio de 2008, que culminará com a elaboração conjunta de um calendário para o ano lectivo 2008/09, a apresentar na última reunião de coordenação em Schwelm/Alemanha.
Durante a estada em Espanha, os professores presentes tiveram oportunidade de visitar locais históricos e emblemáticos do centro da cidade de Gijón, bem como da zona velha. Em Covadonga, visitaram o Parque Nacional, Picos da Europa, Cangas de Onis e Lastres. De destacar também a visita ao Parque de Tecnologia e à Universidade Laboral e ao Jardim Botânico. Em Oviedo, visitaram o Doms e a Câmara Santa e participaram numa recepção no Conselho de Educação onde foram recebidos pelo Ministro da Cultura e de Formação. Depois, realizaram o percurso Rota do Regenta, que incluíu um Roteiro à parte velha da Cidade de Oviedo e às Astúrias pré-romana.
A viagem culminou com um jantar de despedida, durante o qual foram proferidos discursos de agradecimento e felicitações pelo Director da Escola Espanhola e pelo coordenador central do Projecto. Para recordar ficaram as inúmeras fotos que registam os momentos vividos num país cheio de história e cultura.
Projecto Programa ao Longo da Vida
- Elisabete Cró
- Clara Sousa
- Miguel Nunes

January 2008

Article with the report of the activities carried out by the Sócrates Project – Comenius 1 – “Ways of Improving Students’ Autonomy and Initiative in the Learning Process”, sub-topic: “Our City in The Eyes of Our Students - Developing the City” in the Project meeting in Gijón – Astúrias – Spain, - from 12th to 17th November 2007. This report will be published in the 16th edition of the school magazine – O Lyceu – issued for September/December 2008.

Lifelong Learning Programme

- Elisabete Cró
- Clara Sousa
- Miguel Nunes

No comments: