Thursday 19 July 2007

Madeira, Portugal/ Escola Secundária Jaime Moniz




Três professores da Escola Secundária Jaime Moniz viajaram até à Turquia - cidade de Kayseri, na semana de 25 a 31 de Março de 2007, para mais uma reunião do PROGRAMA SÓCRATES, onde se encontraram com os colegas representantes das restantes escolas participantes (Alemanha, Espanha, Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia e Turquia).
Neste segundo encontro do presente ano lectivo, sob o tema "Modos de Vida Saudável”: foram analisados e comparados os resultados do levantamento do IMC (índice de Massa Corporal) e Tensão Arterial dos alunos, expresso em gráficos compara­tivos entre idades e sexo. Contrariamente ao inicialmente pre­visto, constatou-se haver um maior número de alunos com baixo peso do que de obesos, o que revela também hábitos ali­mentares errados por parte dos jovens. Discutidos e analisados, por todos, os factores que conduzem a estes valores, ficou definido um plano de trabalho, junto dos alunos, para incutir hábitos saudáveis de alimentação e de actividade física, quer através de informação e sensibilização aos encarregados de educação, quer através da promoção de acções de formação, painéis e conferências com personalidades especializadas na saúde, e ainda através da promoção da actividade física. Todas estas iniciativas serão divulgadas nos sites de cada Escola, em Português, bem como num Blog do Projecto, em Inglês, para a divulgação global do Projecto, quer junto das Agências Nacionais responsáveis pela atribuição e controlo destes pro­jectos europeus, quer junto de toda a comunidade.
O grupo de professores foi convidado para um programa diver­sificado de actividades, visitas e convívios, gentilmente organi­zado pelos colegas de Kayseri. Na primeira visita à Escola par­ticipante - ARIF MOLU - escola técnica do ensino secundário, foram recebidos com um maravilhoso espectáculo de danças típicas por um grupo de alunos, seguido de uma volta pelas diferentes oficinas onde os alunos demonstraram as técnicas de trabalho no têxtil, na metalúrgica, nas artes, etc. Assistiram, posteriormente a uma simulação de debate, preparado e repre­sentado por alunos, cujo tema se centrava na entrada da Turquia na União Europeia. Foi interessante observar como a dualidade de argumentos - a favor e contra - reflectia a própria opinião pública. Seguidamente, foi oferecido pela Escola um agradável almoço na cantina.
A visita a uma escola privada permitiu observar como as novas tecnologias servem a educação num um espaço moderno, colo­rido e atraente, rico em recursos materiais e físicos.
O grupo foi amavelmente recebido pelo Representante local da Educação, que nos deu a conhecer a realidade educativa da sua cidade, no que respeita em particular ao número de escolas, de alunos, de opções de cursos, e ao acesso ao ensino superior.
Destacam-se também outras visitas de carácter cultural, nomeadamente, ao Museu de Kayseri, ao Museu da Medicina e a um Centro Tecnológico. Foi ainda visitada a casa museu onde viveu Atatürk, o homem que criou a República Turca, figura de que o povo turco muito se orgulha.
Na zona industrial de Kayseri, o grupo observou a intensa activI­dade de centenas de operários fabris na produção do têxtil e dos móveis, e foi posteriormente recebido pelo Presidente de uma das fábricas, o qual amavelmente ofereceu um almoço na
respectiva cantina.
Os passeios de carácter turístico, à Capadócia (zona histórica com uma cidade subterrânea escavada na rocha, que abrigou várias civilizações), aos pequenos templos católicos escavados nos rochedos, com frescos alusivos às vivências bíblicas, e, ainda, aos famosos Montes Erciyes, que na altura se encon­travam cobertos de neve.
Em Istambul, os professores estiveram nas conhecidas Mesquita Azul e Mesquita de Santa Sofia, impressionantes pela grandiosidade exterior e interior. Foi muito agradável também o passeio pela zona comercial típica Grande Bazaar.
O enriquecimento cultural de todas as actividades, aliado a uma excelente hospitalidade, tornou esta viagem inesquecível.

Elisabete Cró

Enaltina Vieira
Miguel Nunes


April 2007

Article with report of the activities carried out by the Socrates Project – Comenius 1 – “Ways of Improving Students’Autonomy and Initiative in the Learning Process”, sub-topic: “Ways of Leading a Healthy Life” in the Project meeting in Kayseri – Turkey – from 25th to 31st March 2007. This report was published in the 14th edition of the school magazine – O Lyceu – issued for April/June 2007.


THE SOCRATES PROJECT TEAM

Maria Elisabete de Sousa Cró
Enaltina Maria Bettencourt Vieira
Miguel Nunes

No comments: