Thursday 19 July 2007

Madeira, Portugal/ Escola Secundária Jaime Moniz








Realizou-se, na semana de 25 a 30 de Setembro de 2006, na Escola Ventspils 4. Vidusskola em Ventspils, Letónia, mais um encontro de professores do
Programa Sócrates - Acção Comenius I - Parcerias entre Escolas, Projecto de Desenvolvimento Escolar, que tem como tema geral - Modos de Promover a Autonomia e a Iniciativa dos Alunos no Processo de Aprendizagem.
O segundo ano de aplicação, tem como sub-tema "Modos de vida saudável '; participaram as professoras desta Escola, Elisabete Cró e Enaltina Vieira, respectivamente coordenado­ra e colaboradora do referido Projecto.
Nesse encontro, sob a coordenação central da representante Alemã, Marlies Volzke, foram apresentados trabalhos já ante­riormente desenvolvidos nas oito escolas participantes (Alemanha, Espanha, Madeira, Polónia, Turquia, Letónia, Estónia e Lituênia) e foi definido um plano de actividades a promover por todos na primeira fase deste ano que decorre até Março de 2007.
Entre os problemas discutidos naquele encontro foi a obesi­dade infantil e juvenil o considerado mais preocupante e o primeiro a combater. Nesse sentido, ficou decidido proceder ao levantamento do IMC (lndice de Massa Corporal) e da ten­são arterial dos alunos com os respectivos resultados estatís­ticos, que deverão ser apresentados no próximo encontro, na Turquia, em Março de 2007. Além desta actividade, as esco­las poderiam e deveriam planear e levar a cabo outros traba­lhos que achassem oportunos considerando o tema do Projecto.
Durante a estadia na Letónia, as referidas professoras tiveram oportunidade de visitar locais históricos e emblemáticos, destacando-se, em Ventspils, o Centro Olímpico, Centros de Apoio a famílias e crianças, o Centro de Multimédia que fun­ciona também como recurso tecnológico da escola partici­pante, e o impressionante Museu da História. Em Riga, capi­tal do país, visitaram o Museu da Medicina, extenso e rico em figuras, imagens, objectos e cenas ilustrativas do evoluir da medicina desde a pré-história até a actualidade. Numa volta pela cidade velha da capital visitaram ainda a imponente Igreja de S. Pedro, de cuja torre foi possível admirar toda a cidade, com uma construção marcadamente antiga. Foi ainda propor­cionado ao grupo de professores um agradável passeio de barco ao longo do porto, em Ventspils, e um passeio até Uzava, no interior, onde foi oferecido um almoço numa cerve­jaria histórica, localizada num parque, e ainda uma visita à fábrica de cervejas, com uma larga produção para o mercado nacional.
A viagem culminou num jantar de convlvio junto ao porto da cidade, durante o qual foram proferidos discursos de agrade­cimento e felicitações pela Directora da Escola Letã e pela coordenadora central do Projecto. Para recordar ficaram as inúmeras fotos que bem registam os momentos vividos num pais cheio de história e cultura.


January 2007

Article with report of the activities carried out by the Socrates Project – Comenius 1 – “Ways of Improving Students’Autonomy and Initiative in the Learning Process”, sub-topic: “Ways of Leading a Healthy Life” in the Project meeting in Ventspils - Latvia – from 25th to 30th September 2006. This report was published in the 13th edition of the school magazine – O Lyceu – issued for January/March 2007.

THE SOCRATES PROJECT TEAM
Maria Elisabete de Sousa Cró
Enaltina Maria Bettencourt Vieira
Miguel Nunes


No comments: